Prêmios de amigos

terça-feira, agosto 28, 2012

De boca em boca



 Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é “conhecimento popular”. 

Um grande estudioso do nosso folclore foi Luís da Câmara Cascudo, autor de mais de 150 livros. Segundo ele para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, deve ser aceito e praticado por um grande número de pessoas e também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração.
Ainda hoje, a obra de Câmara Cascudo é uma referência imprescindível , até porque diversas expressões folclóricas brasileiras por ele documentadas já desapareceram e não podem mais ser observadas.


Os professores da EMMRA este mês trabalharam o folclore . Postarei aqui alguns trabalhos que tomei conhecimento.


A turma 500 da professora Ionara fez um trabalho diferenciado com as lendas . A turma foi dividida em seis grupos e cada grupo ficou responsável em  fazer a representação para que os outros grupos pudessem descobrir de qual lenda se tratava .


 Vitória - Régia 







Lenda do Guaraná




Lobisomem




Negrinho do Pastoreio



Lenda da Mandioca



Lenda do Saci


A turma 300 da profª Rocksane pesquisou e confeccionou cartazes sobre :lendas , músicas folclóricas, simpatias... Os alunos também trouxeram e cuidaram de mudas de plantas medicinais 








A turma do segundo ano da profª Edivanda além de confeccionar um mural , assistiram vídeos.




 A turma do segundo ano da profª Márcia  confeccionou um livro com a música" O cravo e a Rosa.





Na sala de leitura a  professora Claudiane  trabalhou com adivinhas, quadras , músicas folclóricas , trava – línguas,  lendas ( lua Cheia , Saci, Mula sem cabeça, Curupira, Iara ) ,o conto popular" A princesa que se perdeu na floresta" e ditados.



 Esta foto representa a mímica feita por ela enquanto a aluna lia o ditado " Pobre quando põe a mão no bolso só tira ...
 Já adivinharam?




Trabalho realizado pela sala de leitura com os alunos do 4º ano, da  profª Laudiceia . Ilustração de acordo com que estava escrito sobre a  lenda da Lua Cheia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário