Prêmios de amigos

quarta-feira, maio 30, 2012

Dia mundial do desafio - Mexeu hoje?


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Saquarema aderiu a este desafio  incentivando todas as escolas da rede a participar desta campanha mundial  de incentivo à pratica regular atividades físicas. 

Hoje pela manhã, a secretária de educação Ana Paula, junto com sua equipe,  participaram também do desafio com um alongamento na rua em frente à Secretaria de Educação.


O ser humano é por natureza um ser ativo e, portanto, quando lembramos da palavra "atividade" podemos relacioná-la com outra que é "movimento". Por definição, podemos dizer que o movimento humano é uma mudança da posição do corpo ou de segmentos corporais no espaço e no tempo através da aplicação de vários graus de força. O movimento sempre fez parte da vida do homem, porém, o acesso às novas tecnologias vem transformando o homem do século XXI menos ativo em relação ao passado.
De acordo com o site http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772 , no Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

Nossa escola participou deste desafio proporcionando aos alunos, professores e funcionários um alongamento seguido de alguns exercícios aeróbicos, que são exercícios que aceleram a frequência cardíaca e respiratória e melhora a resistência cardíaca e pulmonar.


 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário