Prêmios de amigos

quinta-feira, abril 19, 2012

É trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos de adultos.







 18 de abril  Dia Nacional do Livro Infantil.



Pode-se dizer que ele Monteiro Lobato foi o  precursor da literatura infantil no Brasil.Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. Para homenagear o escritor que soube mexer com o imaginário infantil, a data de seu aniversário, 18 de abril, é marcada como o Dia Nacional do Livro Infantil.

 Maria Clara filha da nossa querida orientadora pedagógica ficou encantada com as personagens na coxia.








Além da herança literária que nos deixou, Monteiro Lobato marcou na vida intelectual do país com importantes frases, tais como: “Um país se faz com homens e livros”, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, “Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos”, quanta sabedoria!


Para comemorar o Dia Nacional do Livro a profª Claudiane resolveu fazer um teatrinho com alguns personagens do Sítio.  A entreia da peça  foi no Show das Ondas, um espetáculo que acontece de 15 em 15 dias  na Casa do Nós.


 No dia 18 de abril, a peça foi apresentada na própria escola .
 Fotos da apresentação da peça no turno da manhã.









À tarde recebemos a visita da turminha do Acelera Brasil, alunos da profª Adriana Bondim que faz parte do quadro efetivo de nossa escola; mas este ano está trabalhando na Escola Municipal Edilson Vignoli.
As professoras Adriana Bondim e Claudiane acreditam que quando trocamos conhecimentos todos saem ganhando. Esta tarde ficou marcada, com certeza, no coração de todos. Depois da apresentação da peça "A Pílula Falante " os alunos do Acelera Brasil apresentaram um jogral sobre a vida do escritor Monteiro Lobato e declamaram uma linda poesia sobre o livro.






Poesia declamada pela turma do Acelera da Escola Municipal Edilson Vignoli


Livro na sala de aula
Livro no pátio, na varanda
Livro na mão
Livro na alma
Livro no coração.
♥♥♥
Livro tem cheiro, tem gosto,
ruído, melodia,
ritmo, canção,
verdade, fantasia, brincadeiras,
suspense, intriga, ação.
♥♥♥
Livro de reza, de estudo,
 de amor, de tragédia,
livro de receitas de cozinha,
livro p'ra ler a vida,
livro p'ra curar a dor.
♥♥♥
Livro me acalma
Me pega no colo
Me leva p'ro espaço infinito
P'ros cantos da minha alma
Onde ninguém nunca vai.
♥♥♥
Livros
de história...
de estudo...
Livro de poesia...
De tudo!
♥♥♥
Abençoado seja,
livro meu,
de cada dia!
Leda Maria




Vídeo com as apresentações das escolas  Edilson Vignoli e Margarida Rosa



Ensaios , confecção de marcadores de livros e outros momentos.






"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana." (Federico García Lorca)




  
 Emília  parabenizou a profª Ionara pelo seu aniversário e todos os presentes cantaram Parabéns.




Os bolinhos de chuva feito pela diretora Cleide Jane fizeram sucesso .





Comentário de um aluno do Acelera sobre o desempenho da Vitória aluna que fez o papel da Emília.
 Tia, aquela menina que fez a Emília incorporou!



Parabéns meninas vocês foram 1000. Amar aquilo que se está fazendo, amar o trabalho no dia-a-dia, na presença, na alegria. Cada um precisa da alegria do outro para ser alegre. Obrigada meninas . Bom de mais ter realizado este trabalho com vocês. Demora muito a BLOGO contrata nós.




 Agradecimento especial à Deus por ter dado inspiração,  à profª Ionara  que carinhosamente colaborou com o trabalho cedendo suas alunas para os ensaios,  à funcionária Regina que trouxe as meninas para o ensaio na Casa do Nós, à Maghy e à Olívia, ambas da Casa do Nós, pelas valiosas dicas, à profª Marlete que além de ensaiar a coreografia apresentada no final da peça, arrumou emprestado com um aluno do Washington Luiz  esta roupa linda que a Cuca vestiu,  à secretária Léa  que desenhou o painel usado na apresentação da escola, além de fabricar uma nova peça de roupa para a boneca, à profª Adriana que cedeu o xale da D. Benta e trouxe os seus alunos para troca de informações, à mãe da narradora Nayuri que maquiou e ajudou a arrumar as meninas na Casa do Nós e, é claro, à direção da escola que está sempre embarcando comigo em novas aventuras.
Professora Claudiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário